[Resenha] Apenas Um Garoto - Bill Konigsberg
19:51
E ai pessoal tudo certo com vocês?! Achou que iriam ficar sem resenha hoje né?! Hahaha mas é charo que não! Hoje vou falar de um livro que estava muuuuuito curioso para ler desde que soube do seu lançamento! E vem cá olha só que capa mais linda! Prontos?! Vamos lá!
Apenas Um Garoto é um livro um pouco profundo e um tanto complicado para entender, mas essa confusão é por causa do que Rafe pretende fazer e não nos explica direito no desenrolar da história, mas vou tentar explicar para vocês sem dar spoilers!
Rafe é assumidamente gay e se orgulha disso. Quando ele decidiu contar para sua família não teve nenhuma crise, não foi deserdado e nem sofreu preconceito, eles aceitaram numa boa e até fizeram uma festa surpresa! Mas tinha algo que incomodara Rafe, ele não era mais visto como um garoto normal e sim O GAROTO GAY e as coisas passaram a se complicar para o lado dele.
Refe participava do time de futebol do colégio e ele era bem conhecido, mas assim que se assumiu gay começaram a aparecer várias restrições as quais ele deveria seguir como por exemplo: no vestiário ele teria que ser o ultimo a entrar para tomar banho e se trocar, ele não poderia fazer isso com outros garotos dentro.
Como eu falei, os pais de Rafe não ligam pela orientação sexual do filho, para eles qualquer coisa era motivo de comemoração, as vezes chega até ser meio "brega". A mãe de Rafe é presidente de um grupo onde os pais de adolescentes gays e até os próprios adolescentes se sentam para compartilhar sobre esse "universo gay", Rafe também fazia parte desse grupo.
Tudo parece tão perfeito! Mas para Rafe nem tudo está a mil maravilhas. Rótulo é algo que ele odeia e não aceita, afinal para que julgar uma pessoa sem ao menos conhece-lá?! Antes de qualquer julgamento temos que saber como ela é por dentro e é isso o que importa! E não será um rotulo que ira me fazer afastar dessa pessoa.
Esse sentimento faz com que o protagonista reflita sobre diversos aspectos e ele chega a uma conclusão: mudar de escola e começar tudo do zero, ser quem ele é sem rotulo algum. É ai que Rafe se despede da família e dos amigos e vai para Natick um colégio interno só para garotos. Chegando nesse colégio com um novo propósito de ser quem ele é e livre de rótulos, as coisas acabam saindo do controle e Rafe não perde por esperar que uma grande dor de cabeça está por vir!
No começo tudo está sobre controle, ele faz vários amigos e até chega a entrar para o time de futebol e a frequentar o vestiário junto com os outros garotos. Esse sentimento de inclusão faz com que ele se torne uma outra pessoa muito longe do que ele é.
O plot principal do livro é esse e a história vai se desenrolando a partir desse ponto. O mais legal durante a leitura é que o professor de literatura da uma tarefa aos alunos que é escrever sobre você (ou seja eles mesmos) e conhecemos muito mais sobre quem é o Rafe do passado, é por isso que da uma determinara raiva do atual Rafe, pois ele está escondendo quem ele é! Tudo teria sido mais simples se Rafe não omitisse o fato dele ser gay, afinal ele sempre foi seguro a respeito da sua personalidade e porque agora resolveu esconder. Mas se ele escolhesse logo de cara em anunciar que era gay cairia naquela história de rótulos (é até que faz sentido o que ele quis fazer).
Mas já estamos cansados de saber que toda mentira é descoberta e é nesse ponto que vemos Rafe sofrer com suas escolhas e aprender com seus erros. Eu gostei bastante do livro, a narrativa do autor é incrível, mas só essa parte mal explicada do motivo pelo qual levou Rafe a fazer isso que me deixou um pouco confuso! Mas de resto eu recomendo super o livro! Você dá varias risadas e se questiona sobre as suas próprias atitudes.
Bom pessoal essa foi a resenha de hoje, eu espero que tenham gostado e se já leu o livro vamos conversar um pouquinho sobre ele ai nos comentários! Um super abraço nerd e até o próximo post!
Informações do Livro:
Autora: Bill Konigsberg
Ano: 2016
Editora: Editora Arqueiro
Páginas: 253 páginas
ISBN: 978-85-8041-589-6
Resenha por: Lucas Raspante
*Comprando na Amazon ganhamos uma pequena comissão e isso faz com que o blog cresça cada vez mais <3
0 comentários