[Resenha] A Arte de Ser Normal - Lisa Williamson
09:00
Por: Lucas Raspante
A Arte de ser normal é completamente diferente do que imaginava. Eu já esperava um livro com uma temática diferente, pois ouvi falar dele no evento Fanáticos Rocco e fiquei muito afim de ler, mas me surpreendi.
Eu achei que o livro seria focado somente em um protagonista, mas a narrativa é alternada entre o David e o Leo. No começo estranhei um pouco pelo modo em que o livro alterna a narrativa, e é quase imperceptível, porque muda somente a fonte e sério eu quase nem notei hahahaha. Mas vou falar de um de cada vez, para vocês entenderem melhor.
David é um garoto super normal que vive com seus pais e uma irmã. Desde sempre ele tem uma vontade fora do comum. Aos seus 8 anos de idade durante uma atividade em sala de aula David diz que tem vontade de ser uma garota e é nesse momento que fica conhecido como “show de aberrações” e sua vida começa a ser um “inferno”.
Sua relação com a família é absolutamente normal, mas ninguém toca no assunto (são desconfiados que David possa ser "diferente"). Durante as férias ele passa trancado na sala assistindo The Next Top Model enquanto outros garotos brincam na rua jogando bola.
Suas férias acabaram e é hora de voltar para o colégio e rever seus únicos dois amigos, Essie e Felix que são as únicas pessoas (além do seu diário) que ele compartilha o que sente a respeito do seu corpo.
Sua maior vontade é contar aos seus pais a respeito do que ele sente e se transformar naquilo que ele sempre soube que é antes que seja tarde demais. Mas ele encontra dificuldade em fazer isso, então é no seu caderninho que ele abre o coração e anota tudo sobre transgênero, desde recorte de jornal até depoimentos da internet.
David tem um grande problema em aceitar seu corpo, muita vezes ele cita que “aquilo não pertence a ele” e ele tem um outro caderno onde anota todas as medidas do seu corpo. E é em uma dessas inspeções que ele é quase pego, e sem querer guarda o caderno na sua bolsa da escola.
Agora vamos falar do Leo!
Leo é um garoto comum que foge de um passado um tanto traumático. Sem condições de sua mãe pagar a escola, ele é aceito através de um projeto educacional e foi transferido para a mesma em que David estuda, depois de nem uma outra o aceitar. Então é ai que sua vontade de ser invisível aparece.
O que ninguém sabe é que Leo guarda um segredo muito grande dentro de si e as únicas pessoas que sabem é a sua psicóloga, Amber (sua irma gêmea), a mãe e a tia. Leo tenta com todas as forças de esquecer o que aconteceu em fevereiro do ano anterior e com ajuda da sua terapeuta/psicóloga ele tenta se recolocar na sociedade e é forçado a ter um convívio social e harmonioso.
O caminho dos dois acabam se cruzando quando David está sendo vitima de bullying durante o intervalo e Leo se intromete na briga e salva David de um dos seus piores pesadelos, e a partir dai que David começa a forçar uma amizade.
Leo ainda sente muita insegurança a respeito de si, é por isso que ele não tem tantos amigos, mas isso muda quando ele conhece Alice. A amizade entre os dois começa a tomar um rumo diferente e quando Leo cai por si ele esta completamente apaixonado por ela e é nessa hora que ele sente a necessidade de contar a verdade e compartilha o seu segredo com ela. O resultado disso era o inevitável, Alice se afasta de Leo e ele simplesmente desaparece da escola.
Preocupado com o desaparecimento repentino de Leo, David dá uma de investigador e vai até a casa dele e descobre um pouco mais sobre a sua vida particular e sobre o relacionamento com a família e descobre o porque Leo não compartilhava absolutamente nada com ele.
Amber leva David até o "esconderijo secreto do Leo", e é lá que David descobre toda a verdade e tudo começa a fazer sentido.
Amber leva David até o "esconderijo secreto do Leo", e é lá que David descobre toda a verdade e tudo começa a fazer sentido.
O livro tem situações que todo adolescente passa durante o ensino médio, paixonite, problemas com os amigos, com a família e por ai vai. Mas o que me chamou realmente a atenção é o assunto tratado é transgênero e o que se passa na mente de uma pessoa assim. Eu nunca li nada igual, aprece que você está dentro da mente do personagens, parece que você sente a angustia deles a respeito de sua aparência. Grande parte das vezes da vontade de entrar na história e ajuda-los, ajudar a David a contar para seus pais sobre o que ele está passando. Eu simplesmente adorei o livro e super recomendo se você quer descobrir e discutir mais sobre esse assunto.
Achei a autora audaciosa em abordar um tema que a sociedade rotula como um tabu, e o preconceito só existe pela falta de informação então se você quer saber um pouquinho sobre isso leia A Arte de Ser Normal.
Informações do Livro:
Não resisti e fiz vídeo *-* confira:
Livro: A Arte de Ser Normal
Autor: Lisa Williamson
Editora: Rocco
Ano: 2015
Paginas: 384
ISBN: 978-85-7980-250-8
Resenhado por: Lucas Raspante
Onde Comprar: Amazon | Livraria Cultura | Submarino | Saraiva
* Compre pelo nosso link e ajude o blog a crescer :)
* Compre pelo nosso link e ajude o blog a crescer :)
1 comentários
Perfeito o livro. Amei a resenha, a estória nos envolve muito e deixa marcado em nós cada pedacinho dessa narrativa marcante.
ResponderExcluirAtt Anderson Gouvêia
Geek-reader.blogspot.com.br