[Resenha] Diário da Princesa – Meg Cabot / Livro vs. Filme

12:00

Livro: Diário da Princesa
Autora: Mag Cabot
Editora: Galera
Ano: 2012
Páginas: 10 livros
ISBN: 978-850-1305-15
Resenhado por: Pam Forte


 ******ATENÇÃO PODE CONTER SPOILERS DOS LIVROS E FILME******


Ola nerd’s, tudo bem? Que saudades, faz tempo que não apareço por aqui. 

Hoje vou fazer um comparativo entre os livros da série Diário da Princesa e o filme produzido pela Disney que teve como base os livros criados por a autora Meg Cabot.

Bem tanto no livro quanto no filme a história é centrada em uma adolescente Mia Thermopolis que aos 15 anos descobre que é princesa de um pequeno país Europeu, Genovia. Ela não aceita muito bem essa novidade e em seu diário  descreve todas suas frustrações e medos.

A série é composta por 10 livros, porém, terá o 11º livro será lançado nesse ano (2015) pela Editora Galera Record. Cada livro é uma fase de como a vida de Mia Thermopolis  adolescente.
No filme quem interpreta nossa querida Princesa, é a maravilhosa Anne Hathaway e tenho que confessar que apesar de achar ela perfeita no filme, quando li os livros não consigo imaginá-la como Mia Thermopolis.

Então vamos ao comparativo:

1-      Pai de Mia

O mais gritante de todas as diferenças para mim é que o pai da Mia está vivo desde o primeiro livro até o último, já nos filme ele morreu em um acidente e aparentemente ela nunca teve contado com o pai.

2-      Grandmere, avó da Mia.

No filme a avó da princesa é a Rainha Clarice, que é extremamente gentil e compreensível com a reação negativa da Mia quanto a nova realidade, porém, nos livros ela é o pesadelo da vida da adolescente.
Mas apesar de sempre estar enlouquecendo a Mia, no fundo as duas se amam muito.

3-      Genovia como Principado

Genovia é um país com regime Principado, ou seja, não há Rei  e sim Príncipe nos livros. Ocorre ao contrário nos filmes, onde Clarice é a Rainha de Genovia.

4-      Idade da Mia

No segundo filme já mostra ela formada na faculdade e que se mudou para Genovia para sua coroação, porém, no décimo livro ela completou 18 anos e está se formando no Ensino Médio.

5 – Amor da Vida de Mia

O primeiro filme em relação a vida amorosa de Mia foi razoavelmente fiel ao livro, porém no segundo foi totalmente diferente. No livro o amor da vida da princesa é Michael Moscovitz, irmão de sua melhor amiga Lily Moscovitz.  Já no filme é um primo distante, que depois de ler os livros eu achei muito tosca a história de amor dos dois, Prefiro mil vezes a história de Mia e Michael. Apesar das idas e vindas do casal.

6 – Democracia na Genovia

No 9º livro Mia descobre um documento de uma antepassada que traz a Democracia para a Genovia, então no 10º livro o pai de Mia concorre com seu primo o cargo de Primeiro Ministro, porém, eles nunca irão deixar de ser príncipe e princesa, por isso o nome do livro é Princesa para Sempre.  
No filme Genovia nunca tem democracia, do começo ao fim é monocracia. O conflito que ocorre no filme Diario da Princesa- O Casamento Real é quando um parente distante tenta ir ao trono, por causa de um tradição de que para a mulher governar o país precisa estar casada, então Mia corre contra o tempo para se casar.

7 – Banda de Michael

No último filme o Michael não está mais com a Mia porque ele foi viajar em uma turnê com sua banda, porém, nos livros eles se separam porque ele inventou um braço mecânico cirúrgico que ajuda em cirurgias cardíacas e se muda para o Japão. Só acalmem-se a história deles tem muita coisas para acontecer.

8 - Amigos de Mia

O filme foca muita apenas na Lily como amiga da Mia, porém, ela tem outros, inclusive ela se torna amiga no final da série, de sua maior inimiga no primeiro livro e filme, Lana. Eu acho que deveriam no filme ter colocado pelo menos a Tina, porque ela é incrível. É aquelas amigas super fofas e que vivem em um mundo mágico, porém, foi cortada.

Bem, tem outras diferenças no filme, mas as mais impactantes foram essas que listei acima.

Antes de finalizar quero fazer algumas críticas do livro:

A escrita dos primeiros livros é bem infantil, pois a protagonista é bem infantil e faz dramas de situações que poderiam ser facilmente resolvidas. Eu li o primeiro livro quando tinha uns 10 anos de idade achei o máximo, só tive oportunidade de terminar a série ano passado, pois ganhei de natal do meu pai no ano de 2013 (realmente demorei pra ler KKKKKKKKKK) e hoje como uma mulher de 20 anos me irritou um pouco a infantilidade   da Mia.
O  último livro percebi que houve um grande amadurecimento da personagem e também da sua perspectivas sobre o mundo, e sinceramente gostei muito do último livro.
Esse ano será lançado um livro com a nossa princesa com 26 anos e com os preparativos do seu casamento. Tenho boa expectativa pro livro e claro espero  bastante confusão!

                                                     Avaliação:     

Então é isso, galera. Espero que tenham gostado! Por favor, deixe seus comentários com críticas, dúvidas e sugestões. Até a próxima.

Talvez você goste :)

20 comentários

  1. Heey, tudo bem?
    Eu já assisti ao filme e gostei bastante haha, muito divertido. É sempre interessante comparar as diferenças entre livros e filmes ^^
    Gostei muito do blog, é fascinante!
    Abraços!
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito dos filmes, mas para curtir hoje a história do filme tem que se esquecer dos livros se não você passa raiva.
      Beijos, Pam

      Excluir
  2. Oi Pam, td bem? Eu amo essa série! Quando eu era pequena que vi os filmes, nem imaginava que eram baseados em livros. Mas me enganei e quando li ano passado passei a gostar cada vez mais e os filmes poderiam ter sido melhores se o Michael não tivesse sumido, certo? Ele e a Mia são muito amor! Confesso que também não consegui imaginar a Anne muito bem como a Mia, nem a Julia como a Grandmère. Mas vai saber né?! Kkkk. Bjs
    Folheandominhavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bela tudo bem e vc? Ah eles podiam fazer outro filme agora com o Michael desde o início até o fim!! Estou ansiosa para o lançamento do novo livro que será no segundo semestre desse ano, se não adiarem!
      Beijos, Pam

      Excluir
  3. Oi pra vc tbm Lucas! É sempre assim quando leio toda a postagem e acho que achei o autor, mas tem mais ou não era esse! Hahaha. Eu já devia ter aprendido com a vida! "Mais atenção menina!!!" Hahahahaha bjs e sorry!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah..!! Olá Bela.. :) Estou bem obrigado, e você como esta?
      Não tem problema ..!! acontece as vezes..!!

      Obrigado pelo carinho e até mais..

      Lucas Raspante

      Excluir
  4. Ola Lucas
    Indiquei teu blog em uma tag, confere lá no Blog
    Abraços.

    http://chacomresenha.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado..!! Vou lá dar uma olhadinha... ;) assim que possível irei responder..! :)

      Lucas Raspante

      Excluir
  5. Oi Lucas! Bom já vi o filme e não tem como não ver, pois passa direto hahaha! Mas eu já comecei a ler os livros, só que comecei na ordem errada haha! Ou seja fiquei perdida e não entendi muito, mas pretendo a ler todos desde do início e com a ordem certinha. Gostei das comparações, não tinha reparada algumas! Beijos!

    http://aosolhosdequemlee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabella tudo bem??
      Quando eu ia na livraria me confundia, mas ganhei de presente do meu pai o kit, então li na ordem certa.
      Para curiosidade é :
      Diário da Princesa
      A Princesa sob os Refletores
      A Princesa Apaixonada
      A Princesa à Espera
      Princesa de Rosa Shocking
      A Princesa Em Treinamento
      A Princesa na Balada
      A Princesa no limite
      Princesa Mia
      Princesa Para Sempre

      Beijo, Pam Forte

      Excluir
  6. OIá!
    Eu gostei bastante dos filmes quando vi, mas sinceramente nunca tive vontade de ler os livros, imaginei que seria meio infantil rs
    Agora serio, fiquei pasma com as mudanças, como assim o pai dela não está morto e a avó é rabugenta? Não consigo imaginar
    Beijos
    Dri
    http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dri, tudo bem?

      Eu também não conseguia imaginar, mas hoje eu já acho estranho ver o filme sem o pai da Mia e com a Grandmere tão fofa!
      Outra coisa que acontece é que a mãe da Mia se casa com seu professor de Álgebra e antes dela ir pra faculdade tem o irmão de 3 anos.
      Beijos,
      Pam

      Excluir
  7. Awwwn que coleção mais linda gente *-*
    Sou apaixonada pelo filme, adoro a história, mas não tive ainda a oportunidade de ler os livros, mas com esse post lindo fiquei morrendo de vontade de ler aqui kkk
    beijos
    Lost Words

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que é uma leitura que vale a pena, fiquei super fã da Meg Cabot. Nesse ano coloquei na lista a série Mediadora!! :)
      Beijos e obrigada pelo carinho
      Pam

      Excluir
  8. Eu já tinha visto o filme, mas não sabia que que o filme foi baseado nos livros.
    O filme é bom e o livro aparenta ser também.
    Agora pretendo ler os livros haha.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,eu recomendo ler!

      Nos livros conhecemos mais da vida da Mia, o Princesa Para sempre é o melhor até o momento.
      Beijos,
      Pam

      Excluir
  9. Olá Lucas!
    Gosto muito dos filmes, tenho uma vontade enorme em ler os livros.
    Sempre quando passa o filme, paro para ver, quantas vezes for necessárias !
    Abraços.

    literanoni.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca a oportunidade de ler os livros. Eu amei. Demorei pra ler, porque sempre passava livros na frente, mas é bem fácil a leitura! Esse ano lança um novo livro da Princesa Mia. Nem preciso dizer que estou ansiosa né?

      Beijos,
      Pam

      Excluir
  10. Eu ouço muuuitas gente falando desses livros, estou numa vontade enorme de ler todos. Assim que tiver uma oportunidade, vou ler.
    Beijos

    http://travelingbetweenpages.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim, eu gostei da história da Mia. Mas se você não tem muita paciência para escrita infantilizada não recomendo ler porque os primeiros é bem infantil e a mentalidade da personagem é muito imatura, já que ela é muito nova. Mas o final é muito bom!

      Beijos,
      Pam

      Excluir

Sobre o Blog

Tento compartilhar uma pequena parte do meu mundo. Para saber mais acesse a aba "Sobre o Blog".

Facebook