[Resenha] Boa Noite - Pam Gonçalves

08:00


Aquele livro que te surpreende em todos os aspectos! 

Eu acredito que metade de vocês devem conhecer a Pam Gonçalves e acompanharam o crescimento dela na internet e no youtube. Eu por exemplo a sigo desde quando tinha uns 10 mil seguidores onde ela gravava seus vídeos sentada no chão ao lado da estante e o blog era ativo ainda, o antigo Garota It.

Quando ela contou a novidade que lançaria um livro fiquei bastante ansioso e torcendo para ser algo realmente bom, e não é que me surpreendi. Assim que li O Amor Nos Tempos de #Likes (confira a resenha aqui) fiquei completamente apaixonado pela escrita e narrativa dela, e claro a história linda <3. 

Agora restava os dias com aquele buraco no coração até o lançamento de Boa Noite na bienal. Eu já conhecia a Pam de outros eventos aqui de SP e ela é maravilhosa e carinhosa em todas as vezes que fui dar um abraço nela, e na bienal não foi diferente!


Chega de blá blá blá e vamos para o que interessa, o livro.

Alina acabou de se formar no ensino médio e está com as malas prontas para se mudar e ir cursar Engenharia da Computação na faculdade da cidade vizinha. A busca pela república, o medo de ser bicho (apelido para os novatos) e o preconceito que sofre no curso, são pequenos detalhes que a deixa com medo, afinal engenharia da computação é um curso que raramente se encontra meninas, e se mudar para uma outra cidade e ser forçada a se tornar independente estava fora dos seus planos, pois ela sempre dependeu dos pais e já estava acostumada a isso, e de uma hora para outra se tornar responsável por si só é uma coisa bem complicada.

Mas é na república que Alina começa a fazer amizade e posso dizer que o pessoal é bem... vamos dizer... desequilibrada! E é a Manu que definitivamente rouba a cena quando aparece, é o destaque do livro, com seu jeito louca, extrovertida e piadista, é uma personagem para poucos. Os outros tem suas características propiás mas nada chega a se comparar com a LOUCA DA MANU. (Sério eu amei ela! Espero que em um futuro próximo tenha algum spin-off contando a história dela seria o máximo!)

Como eu falei, engenharia da computação é um curso que a demanda de garotas chega quase a zero, mas sempre há exceções e na sala de Alina além dela existem mais três meninas, Julia, Sabrina e Luana, e elas definitivamente são alvo de piadinhas machistas do restante da turma (só garotos). E é ai que elas resolvem se unirem para mostrar que as elas são mais do que aparência bonita e pouco cérebro.


Além de preconceito, empoderamento feminino, bullying e drogas o livro aborda outros assuntos completamente diferente do que estamos acostumados, como por exemplo, o abuso sexual nas faculdades. Meu, eu acho que nunca li um livro com esse tema, na verdade eu nunca li! 

Então se você gosta de se arriscar ou quer algo diferente do que está acostumado eu mais que indico, eu obrigo você a ler Boa Noite. O livro é bem curtinho, acredito eu que em menos de um dia você consegue finalizar a leitura, pois ele tem a narrativa com uma linguagem coloquial, a linguagem atual dos jovens, a nossa linguagem então não é algo que exija muita atenção.

Ah! Estava quase me esquecendo! O livro tem uma forte referência a Harry Potter que o torna mais lindo ainda <3 A diagramação está perfeita também e muito linda! A única coisa que me incomodou foram as fontes pequenas, elas pode causar um pequeno incomodo para quem tem astigmatismo (no caso eu), mas de resto tá perfeito!

Bom galera vou ficando por aqui, espero que tenham gostado da resenha de hoje pois é um livro que vale a pena ler e ele merece muito o destaque que está tendo. Gostaria também de parabenizar a Pam (caso esteja lendo minha resenha) pelo ótimo trabalho que fez, e que esse  livro sirva de exemplo para os problemas que nossa sociedade vem enfrentando a respeito disso. E é claro que não poderia deixar de pedir mais. Por favor escreva mais livros!

Você pode comprar seu exemplar no meu link da Amazon, pois você me ajudar com uma pequena comissão da compra! Um super abraço nerd e até o próximo post! 

Informações do Livro:
Título: Boa Noite
Autora: Pam Gonçalves
Ano: 2016
Editora: Galera
Páginas: 238 páginas
ISBN: 978-85-01-10669-8
Resenhado por: Lucas Raspante
Clique aqui e compre na Amazon <3
*Comprando na Amazon ganhamos uma pequena comissão e isso faz com que o blog cresça cada vez mais <3

Talvez você goste :)

0 comentários

Sobre o Blog

Tento compartilhar uma pequena parte do meu mundo. Para saber mais acesse a aba "Sobre o Blog".

Facebook