[Resenha] Os Artifícios das Trevas: Dama da Meia Noite - Cassandra Clare

08:00



Por: Lucas Raspante


“A lei é dura, mas é a lei”.

Para quem me conhece sabe o quanto estava ansioso por esse livro. Assim que ele chegou em casa parei tudo que estava fazendo e mergulhei de cabeça na leitura, e a cada página me surpreendia com o desenrolar da história.

A edição de Dama da Meia Noite, o primeiro volume da trilogia Os Artifícios das Trevas está perfeita. Com capa holográfica (cheia de brilho) vem com um mapa na contracapa do e um capitulo extra de Instrumentos Mortais, a Galera Record deixou claro que essa é uma edição de colecionar e somente a primeira tiragem será assim, então se ainda não comprou recomendo que compre agora mesmo que não for ler nos próximos dias, mas já para deixar garantido um livro lindo e com um acabamento maravilhoso! Agora vamos ao enredo da história.

Dama da Meia Noite se passa cinco anos após o final de Cidade do Fogo Celestial, onde havíamos conhecido os Blackthorns e Emma Carstais, que é a protagonista da vez.

Emma nunca acreditou que seus pais foram mortos por Sebastian Morgenstern na Guerra Maligna, e desde então ela vem juntando pequenos fragmentos de pistas para encontrar o responsável e vingar a morte deles. 



Após um longo período novos ataques começaram a acontecer, e corpos são encontrados com as mesmas características e crueldade dos quais os pais de Emma foram submetidos. Mas o que chama a atenção é que não são Caçadores de Sombra e nem Mundanos, são pessoas que possuem alguém tipo de ligação com os Submundanos. Os corpos eram de mestiços! E a maioria com sangue de Fada!

Após a Guerra Maligna foi estabelecida o acordo da Paz Fria, assinado entre os Caçadores de Sombra e os representantes das várias espécies do Submundo, na qual proíbe qualquer contato com o Povo das Fadas independente se sejam da Corte Seelie ou Unseelie. Sem saber o que fazer as Fadas recorrem aos Caçadores de Sombra, mas não qualquer Caçador e sim à família Blackthorn, pois eles possuem algo que os Nephillins deseja muito e quebraria qualquer tipo lei/acordo para ter de volta o que foi levado deles. 

Mark Blacktorn, um rapaz lindo e majestoso que se tornou prisioneiro da Caçada Selvagem após o final da Guerra Maligna. E hoje ele acaba se tornando uma espécie de moeda de troca pelos serviços dos Caçadores de Sombras. Um acordo é feito entre os Nephillins e as Fadas sem o consentimento da Clave, e ficam responsáveis pela investigação dos assassinatos, e é ai que Emma vê a chance de finalmente vingar a morte de sua família.


Julian e Emma sempre foram melhores amigos, e há cinco anos são parabatai, que é um laço entre os Caçadores de Sombras que os fortalecem. E esse foi um grande marco, tanto na vida de Emma quanto na de Julian, pois além de deixa-los mais fortes e bem mais próximos, os ajudaram a enfrentar seus pesadelos.

Mas o que Emma não esperava é que essa proximidade seria motivo de uma paixão, mesmo que platônica, afinal, os parabatais não podem se apaixonar, é extremamente proibido por causa de uma maldição.

Ela se sente completamente confusa sobre os sentimentos, não consegue diferenciar se é amizade ou amor, e se sente completamente perdida. Afinal, o que aconteceria se os parabatais se apaixonassem? O que seria essa maldição? Como a Clave reagiria a isso? Eles correriam o risco de ter as marcas removidas e serem exilados para sempre do universo dos Caçadores? E Emma começa a se questionar e a duvidar de seus sentimentos.


Com o avanço das investigações o enigma começa a ser desvendado e somos levados há alguns rituais de necromancia e cultos macabros de arrepiar. Sem contar as lutas e batalhas no decorrer da história que causa uma palpitação no coração.

Eu fiquei realmente muito surpreso com o livro, principalmente o mistério que gira por trás do responsável pelos assassinatos, e achei bem sombrio o motivo pelo qual levou a matar pessoas inocentes.


Mapa de Los Angeles onde se passa a história
Não quis entrar em detalhes da trama, pois acabaria contando detalhes sem querer. De um modo geral eu gostei muito e fiquei super contente em voltar para o universo Shadowunters.

Os personagens são bem explorados, mas alguns deixaram a desejar. Sei que a família Blacktorn é gigante e seria praticamente impossível explorar o lado de cada um, por exemplo, a Drusila não é muito explorada, senti que ela só serviu para cuidar do Tavvy. Ty e Liv só eram responsáveis em traduzir o enigma. Tudo bem eles são crianças, mas deveria ter sido mais explorados, e eu espero que nos outros livros eles não fiquem de canto.

A Emma eu senti uma pequena mistura de Jace com Tessa, uma personagem forte e determinada, sem mimimi, mas com um senso de humor incrível. Julian é uma figura e tanto, sempre com aquele ar de responsabilidade e cordialidade.

Não podemos esquecer da Cristina que está no Instituto de Los Angeles no seu ano de intercambio para estudar algo relacionado as Fadas. Ela é perfeita e essencial na história, principalmente quando Emma precisa daquele ombro onde apoiar quando está magoada. Aparecem outros personagens também mas não vou falar de todos aqui porque né! Iria ficar gigante a resenha!



Ah! Não poderia me esquecer de falar que: SIM APARECEM OS PERSONAGENS DE INSTRUMENTOS MORTAIS NESSA HISTORIA! E eu morri quando apareceu Magnus <3 Clary, Jace e Alec! OMGosh muita emoção! Eles são praticamente celebridades, e não há ninguém que não tenha ouvido deles. Isso eu achei o máximo! Porque você sabe que Instrumentos Mortais ainda é minha preferidinha <3 hahhaha.

Bom galera, espero que tenham gostado da resenha, ficou um pouquinho grande mas acho que vocês me entendem *---*. Se já leu o livro vamos trocar uma ideia porque eu PRECISO falar com alguém sobre! Um super abraço nerd e até o próximo post!




Livro: Dama da Meia Noite Vol. 1 Os Artificios das Trevas
Autor: Cassandra Clare
Ano: 2016
Páginas: 574
Editora: Galera Record
ISBN: 978-85-01401-08-3
Resenha por: Lucas Raspante

Talvez você goste :)

3 comentários

  1. Terminei hoje e PRECISO comentar mas ninguém leu haha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAhaha OMG! Então comente comigo! Que final foi aquele! To em choque até agora!

      Excluir
  2. escutaq, Lucas. meudeus, socorro. eu preciso desse livro mais do que preciso de ar. ~aqls
    cara, só li dois livros da Cassandra (os dois primeiro de TMI) e curti, apenas. mas, Lucas, eu quero muito esse livro, cê não faz ideia! sinto que vai ser esse aí que vai me tornar um shadowhunter. kkkkkk

    ótima resenha, amigo. <3

    Abraços.
    Alex, do blog Um Bookaholic.
    umbookaholic.com | Canal | @umbookaholic

    ResponderExcluir

Sobre o Blog

Tento compartilhar uma pequena parte do meu mundo. Para saber mais acesse a aba "Sobre o Blog".

Facebook