[Resenha] Os Homens Que Não Amavam as Mulheres - Stieg Larsson

08:00

Por: Grazi Max 

Ler um livro que eu não sabia absolutamente nada já foi uma novidade. Mas ele me surpreendeu muito mais do que eu esperava. Esse foi o melhor livro que eu li ano passado!

Mas vamos lá. A primeira coisa que eu fiz quando peguei esse livro foi imaginar do que ele se tratava. Não me julguem, eu sei que bastante gente conhece, mas eu não sabia nada sobre ele.

Enquanto estava lendo também perguntei para alguns amigos do que eles achavam que se tratava o livro. Ouvi várias pessoas falando que era sobre homens que se apaixonavam por homens. Não é nada disso. Você irá descobrir quem são esses homens que não amam as mulheres.

Mikael Blomkvist é um jornalista investigativo e sócio do jornal Millennium e está sendo acusado de difamação por uma grande empresa. Por conta disso ele precisa se afastar um pouco do jornal que está perdendo anunciantes e corre o risco de falir. Em meio a isso ele é curiosamente chamado por um grande homem de negócios já aposentado a investigar um grande mistério. Henrik Vanger propoem a Mikael que desvende o mistério do assassinato de sua sobrinha neta Harriet Vanger. O detalhe é que ela foi supostamente morta há mais de 40 anos sem deixar nenhum vestígio.

Os principais suspeitos de Henrik Vanger são os membros de sua própria família. Isso é um dos fatos que te deixa um pouco confuso durante a história pois são muitos nomes, mas aos poucos você vai se familiarizando.


Não posso deixar de fora da resenha uma peça chave para que o mistério seja desvendado, Lisbeth Salander é uma detetive fantástica, mas sua aparência sombria pode deixar muitos desconfiados de sua capacidade. Minha gente, as aparências enganam. Se você acha que esse mistério é impossível de ser desvendado é por que ainda não viu a Lisbeth e o Mikael trabalhando juntos. Eles não só desvendam o caso como descobrem os homens que não amavam, mas sim odiavam as mulheres. Mas é claro que tem perigo de mexer com esse tipo de gente e eles ficam na mira dessas pessoas.

Gente esse livro é bem grande e se eu ficar contando tudo aqui para vocês essa resenha não terá fim. O importante de saber é que ele é super bem escrito e por mais que tenha 522 páginas a leitura não fica nada cansativa. O autor, o tempo todo, nos apresenta um fato novo para nos deixar com gostinho de descobrir o que vem depois. Outra coisa que achei super legal no livro é que ele apresenta os dados ao qual a história foi baseada e isso te ajuda muito a mergulhar ainda mais na trama.

A série Millennium tem 4 livros, 3 escritos por Stieg Larsson, que faleceu em 2004 e o quarto foi lançado recentemente pela Belas Letras escrito por David Lagercrantz. Confesso que estou com um pouco de medo dessa “substituição” pois o Stieg escrevia absurdamente bem, vou ler toda a série para contar aqui para vocês.

Mas não é só isso. Tem filmes minha gente. Eu assisti a versão americada de “Os homens que não amavam as mulheres”, e achei que adaptação está a altura do livro. Eles colocaram na história tudo o que era necessário e descartaram as coisas certas, que não fariam falta. Além disso a versão sueca tem as 3 histórias, mas eu ainda não assisti, pretendo ler os livros antes.


Por fim, mas não menos importante, deixo aqui registrado meu agradecimento a Companhia das Letras que me presenteou em um encontro de livreiros que aconteceu onde eu trabalho.

Bom gente eu vou ficando por aqui. Me contem o que acham da trilogia para eu ficar com mais vontade de devorá-la e se não leu eu recomendo MUITO, MAS MUITO.


Besos e até mais.

Informações do Livro:
Livro: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
Autor: Stieg Larsson
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2015
Paginas: 528
ISBN: 978-85-3592-616-3
Resenhado por: Grazi Max

Talvez você goste :)

4 comentários

  1. Ai Grazi, eu tenho esses livros há quase um ano, mas ainda não estava com tanta vontade de ler. Mas depois da sua resenha vou colocar na minha lista para os próximos meses! Eu ouvi falar desse livro na etec, pq minha amiga estava lendo. Mas nunca quis ler resenha sobre ele pra ter surpresa.

    Só que eu não podia deixar de prestigiar da minha amiga leitora mais top rsrs

    Estou ansiosa pra resenha dos próximos livros! Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pam =DDD. Obrigada pelo recado aqui. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, por incrível que pareça. Depois que comecei a ler percebi que várias pessoas ao meu redor conheciam a série. Eu também assisti o filme e super recomendo. Ele preserva as coisas principais do livro e descarta o que não faria falta.

      Beijos e mais uma vez obrigada.

      Excluir
  2. Eu tbm nao conhecia nada desse livro pelo nome achava que era comedia tomantica rsrsrs nem vi o filme tbm mas fiquei bem curiosa p ler depois de ver sua resenha ^^

    http://estilodenerd42.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na isso é sempre muito bom, se surpreender. Ele nem estava na minha lista, eu olhei para a minha estante e falei "Hoje o escolhido é você!" haha, e não me arrependi =D. O filme também é muito bom. Como citei na resenha eu vi a versão americana. Me falaram que a sueca é um filme meio pesado, mas eu vou tentar assistir os outros na versão sueca pq a versão americana só tem o primeiro livro.

      Espero que tenha gostado da resenha. Me conta se assistir o filme ou ler o livro =D. Beijos.

      Excluir

Sobre o Blog

Tento compartilhar uma pequena parte do meu mundo. Para saber mais acesse a aba "Sobre o Blog".

Facebook